ÒGÚN
ÒGÚN é o temível Òrisá considerado o mais guerreiro, violento e implacável de todo o Panteão. É o deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia; protetor dos ferreiros, agricultores, caçadores, carpinteiros, escultores, sapateiros, talhadeiros, metalúrgicos, marceneiros, maquinistas, mecânicos, motoristas e de todos os profissionais que de alguma forma lidam com o ferro ou metais afins.
Ògún é o òrisá conquistador. Ele se fez respeitado em toda a África negra devido ao seu caráter devastador. Foi muito os reinos que se curvaram diante do poder militar de ÒGÚN.
Foi Ògún quem ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço. Ele tem um conjunto de sete instrumentos de ferro: alavanca, machado, pá, enxada, picareta, espada e faca, com as quais ajuda o homem a vencer a natureza.
Em todos os cantos da África negra Ògún é conhecido, pois soube conquistar cada espaço daquele continente com a sua bravura. Matou muita gente, mas matou a fome de muita gente também, por isso antes de ser temido Ògún é amado.
A Espada! Eis o braço de Ògún.O campo de atuação de Ògún é a linha divisória entre a razão e a emoção.
Costuma-se dizer que Ògún é aquele que está sempre vigilante, marcial, extremamente disciplinado e sempre pronto para agir onde quer que seja chamado. Mas temos que chamar este òrisá corretamente, pois ele conhece e domina todos os caminhos e nunca se perde.
Os locais consagrados a Ògún ficam senpre ao ar livre, na entrada das casas ou roças de candomblé. Ògún é o òrisá que sempre vence as demandas para as pessoas. Mas temos de ter muito cuidado com aquilo que pedimos para ele. Se Ògún achar o pedido injusto, ele se volta contra quem fez o pedido.
Fisicamente, Ògún é magro, mas com músculos e formas bem definidas. Partilha com Èsú o gosto pelas festas e conversas infindáveis e gostam de brigas boas. Se não fizerem a sua própria briga, compram as de seus amigos e colegas.
Ògún é o que vem primeiro, é aquele que está sempre a frente...
São pessoas determinadas e com vigor e espírito de competição. Mostram-se líderes natos e com coragem para enfrentar qualquer missão, mas são francos e, às vezes, rudes ao impor sua vontade e idéias. Arrependem-se quando vêem que erraram, assim, tornam-se abertos a novas idéias e opiniões, desde que sejam coerentes e precisas.
As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.
Características:
Cores e Contas: Azul Marinho
Símbolo: Bigorna, Faca, Enxada e outras Ferramentas.
Dia da Semana: Terça-Feira.
Saudação: Ogum Ieé!