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Òrìsàs e suas Origens
Òrìsàs e suas Origens

Quando falamos de Òrìsà, falamos de uma força pura, geradora de uma série de fatores predominantes na vida de uma pessoa e também na natureza. Mas, como surgiram os Òrìsàs? Quais as suas origens? Quando Olorum, Senhor do Infinito, criou o Universo com o seu        ófu-rufú, mimó, ou hálito sagrado, criou junto seres imateriais que povoaram o Universo. Esses seres seriam os Òrìsàs que foram dotados de grandes poderes sobre os elementos da natureza. Em verdade, os Òrìsàs são emanações vindas de Olorum, com domínio sobre os 4 (quatro) elementos: fogo, água, terra e ar e ainda dominando os reinos vegetal e animal, com representações dos aspectos masculino e feminino, ou seja, para todos os fenômenos e acidentes naturais, existe um Òrìsà regente. Através do processo de constituição física e diante das leis de afinidades, cada ser humano possui 01 (um) ou mais Òrìsà, como protetores de sua vida, a eles sendo destinados formas diversas de culto. Um outro aspecto a ser analisado sobre a tradição de Òrìsà e sua origem seria a de que alguns Òrìsàs seriam, em princípio, ancestrais divinizados que em vida estabeleceram vínculos que lhes garantiam um controle sobre certas forças da natureza, como o trovão, o vento, as águas doces, ou salgadas, ou então, assegurando-lhes a possibilidade de exercer certas atividades como a caça, o trabalho com metais, ou ainda, adquirindo o conhecimento das propriedades das plantas e de sua utilização. O poder Àse do ancestral-òrìsà teria, após a sua morte, a faculdade de encarnar-se momentaneamente em um de seus descendentes durante um fenômeno de possessão por ele provocada. A passagem da vida terrestre à condição de òrìsà aconteceu em momento de paixão como nos mostram as lendas dos òrìsà. Sàngò, por exemplo, tornou-se òrìsà em um momento de contrariedade por se sentir abandonado, quando deixou Oyó para retornar à região de Tapá. Somente Òiyá, sua primeira mulher, o acompanha na fuga e, por sua vez, ela entrou debaixo da terra depois do desaparecimento de Sàngò. Suas duas outras mulheres Òsún e Obá tornaram-se rios que tem seus nomes, quando fugiram aterrorizadas pela fumegante cólera do marido. Esses antepassados não morreram de forma natural; e sim, sofreram uma transformação nos momentos de crise emocional provocada pela cólera ou outros sentimentos. A origem é a própria terra. E segundo a tradição yorubá, alguns òrìsàs foram seres humanos possuidores de um Àse muito forte e de poderes excepcionais.